CURSOS DISPONÍVIES

A participação num curso dará direito a um certificado do mesmo. A participação é grátis para todos os inscritos no SHO2019 devendo contudo escolher o curso que pretende na página onde fez o seu registo/inscrição.

Para os demais interessados, a inscrição terá um valor de 20€ (terão direito ao coffee break e respetivo certificado). Para tal, devem fazer a sua inscrição AQUI até ao dia 14 de abril. Serão ainda aceites inscrições no próprio dia junto do secretariado, limitadas ao número de vagas existentes.

“How to submit a good paper to Safety Science”

“How to submit a good paper to Safety Science”

Curso 1 (ENG)

George Boustras é Professor de Avaliação de Riscos na Universidade Europeia de Chipre, Diretor da Escola de Administração de Empresas Ioannis Gregoriou e Diretor do Centre of Excellence in Risk and Decision Science (CERIDES). George Boustras possui doutoramento em Avaliação Probabilística de Risco da Universidade de Kingston (Inglaterra). Foi Investigador Honorário no Centre for Process Systems Engineering do Imperial College of London, cargo que também desempenhou no Fire Safety Engineering Group da Universidade de Greenwich. Foi membro do Comité Socio-Económico da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) e membro do Comité Académico da Rede Europeia de Investigação em Proteção de Infraestruturas Críticas no Centro Comum de Investigação em Itália. Faz parte do Comité de Gestão do painel Sociedades Seguras – Proteção, Liberdade e Segurança da Europa e Seus Cidadãos do Horizonte 2020. Foi apontado pelo Conselho de Ministros da República de Chipre para liderar a Força Especial que supervisionou a re-engenharia dos Primeiros Socorros de estado. Foi contratado pelo Banco Mundial para a tarefa de modernização do Corpo de Bombeiros da Grécia. Foi nomeado para vice-presidente do Concelho Estratégico de Energia da República do Chipre pelo seu Presidente. Foi consultor de avaliação de riscos de munições não detonadas na exploração de gás do Ministério da Defesa da República de Chipre. É Editor-chefe da Safety Science (Elsevier) e membro do Comité Editorial da Fire Tecnhology (Springer), do International Journal of Emergency Management e do International Journal of Critical Infrastructure (ambos da Inderscience).

Norma ISO 45001:2018

Norma ISO 45001:2018

Curso 2 (PT)

1ª Parte – Considerações sobre a Norma ISO 45001:2018

João Costa tem Licenciatura pelo Instituto Superior Técnico em Engenharia Mecânica, Mestrado em Engenharia de Segurança pela Texas A&M University e Especialização em Engenharia da Qualidade pela Universidade Nova de Lisboa e ISQ. Desde 1990 já passou por vários papeis preponderantes: Responsável pelo Centro de Segurança do ISQ, Presidente da SC 2 – Exposição Ocupacional e da SC 4 – Sistemas de Gestão da CT 42, Perito da Comissão Europeia (TAIEX) na área da Segurança dos Produtos e da Segurança e Saúde do Trabalho, Coordenador de projetos setoriais no domínio da SST na Indústria de Fundição e Elemento de ligação do ONS/ISQ com o IPQ.

2ª parte – A Norma 45001:2018 na óptica do processo de certificação

Nuno Lourinho é licenciado em Engenharia de Produção pela Universidade do Minho. Tem uma Pós Graduação em Engenharia Humana pela Universidade do Minho e um MBA-Executivo pela Escola de Gestão do Porto. Tem 20 anos de experiência em Sistemas de Gestão, inicialmente como gestor do sistema, depois como consultor e, posteriormente, como auditor. Exerce, atualmente, funções como Branch Manager da Região Minho, na SGS Portugal. Tem 10 anos de experiência como Auditor Coordenador da SGS em Sistemas de Gestão da Qualidade, SSO e IDI.

Segurança Contra Incêndio

Segurança Contra Incêndio

Curso 3 (PT)

Miguel Gonçalves é Professor auxiliar na FEUP, membro do grupo de investigação GEQUALTEC inserido no CONSTRUCT. Orientou mais de 70 teses de mestrado e 5 teses de doutoramento, sobretudo na temática da SCIE. Publicou dezenas de artigos científicos e alguns capítulos de livros. Arguiu perto de 100 teses de mestrado e doutoramento. Lecionou aulas de Mestrado e Doutoramento em três programas doutorais, no Porto, Coimbra e Lisboa. É regente das disciplinas de SCIE e SCI nos cursos de Mestrado Integrado em Engenharia Civil e Mestrado de Segurança e Higiene Ocupacionais na FEUP. Deu formação em múltiplos cursos avançados de engenharia SCIE.

Para este curso será necessária a utilização de laptop, pelo que se pede aos participantes que se façam acompanhar de um.

Casos de Estudo

Casos de Estudo

Curso 4 (PT)

Espaços confinados – os perigos e riscos latentes

Ana Pires, com uma experiência de 13 anos nas áreas de HSE e Gestão de Risco em diferentes industrias, desde Construção Civil, Petroquímicas, Químicas, Minas, Industria Alimentar à Construção, sendo que nestes últimos 4 anos, como Consultora Independente para a 2ª maior empresa química do Mundo – DowDuPont, ajudando os Clientes a melhorar os sistemas de HSE e de Gestão de Risco com o objetivo de atingir zero acidentes, aumentando e mantendo uma Cultura de Segurança nas Organizações. Estudante do Programa Doutoral de Segurança e Saúde Ocupacional pela Universidade do Porto, com um Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais pela Faculdade de Engenharia do Porto e um Programa Executivo no Curso Geral de Gestão pela Porto Business School.

Planeamento da segurança e as estruturas provisórias

Arnaldo Reis é Engenheiro Senior e Engenheiro Especialista em Segurança do Trabalho na Construção. Tem Licenciatura em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo também uma especialização em Gestão e Coordenação de Segurança no Trabalho da Construção pela mesma faculdade em 2002. É Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho desde 2005 e Mestre em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais desde 2013 pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Participou em 2016 no Programa Avançado de Gestão para Executivos UCP (Grupo José de Mello). É autor de artigos científicos na área de segurança na construção. É também Vogal da Comissão Executiva da Especialização em Segurança no Trabalho da Construção da Ordem dos Engenheiros. Atualmente exerce funções de Coordenação de Segurança na Brisa Gestão de Infraestruturas S.A., sendo o seu foco a eficácia dos métodos construtivos e a preservação da vida humana.

Gestão da Segurança na remoção de grandes estruturas metálicas

Andreia Silva tem Licenciatura em Engenharia Geotécnica e Geoambiente pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e Mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É responsável pelo serviço de segurança da Ramalho Rosa Cobetar, Sociedade de Construções S.A. desde 2009, tendo como principais funções a gestão da equipa de técnicos de segurança em obra, desenvolvimento do plano de segurança inicial, implementação e certificação do sistema de gestão de segurança segundo a OHSAS 18001 e gestão de segurança em obra.

A participação num curso dará direito a um certificado do mesmo. A participação é grátis para todos os inscritos no SHO2019 devendo contudo escolher o curso que pretende na página onde fez o seu registo/inscrição.

Para os demais interessados, a inscrição terá um valor de 20€ (terão direito ao coffee break e respetivo certificado). Para tal, devem fazer a sua inscrição AQUI até ao dia 14 de abril. Serão ainda aceites inscrições no próprio dia junto do secretariado, limitadas ao número de vagas existentes.

Pin It on Pinterest