15 e 16 de abril

Faltam

Day(s)

:

Hour(s)

:

Minute(s)

:

Second(s)

 

PROGRAMA

Este ano o PROGRAMA sofreu algumas alterações relativamente ao formato anterior:

– No primeiro dia do evento teremos a manhã dedicada à realização de cursos dentro da temática do SHO. 

– A abertura oficial do SHO2019 será seguida por uma Mesa Redonda. 

Estas serão as principais alterações. Disponibilizaremos toda a informação aqui. Qualquer dúvida ou questão pode contactar-nos através do e-maill sho2019@spoho.pt

A versão final do programa será disponibilizada aqui

CURSOS

Este ano no SHO2019 vamos ter à disposição dos participantes vários cursos sobre a temática da segurança.

A participação num curso dará direito a um certificado do mesmo. A participação é grátis para todos os inscritos no SHO2019 devendo contudo escolher o curso que pretende na página onde fez o seu registo/inscrição.

Para os demais interessados, a inscrição terá um valor de 20€ (terão direito ao coffee break e respetivo certificado). Para tal, devem fazer a sua inscrição AQUI até ao dia 14 de abril. Serão ainda aceites inscrições no próprio dia junto do secretariado, limitadas ao número de vagas existentes.

“How to submit a good paper to Safety Science”

“How to submit a good paper to Safety Science”

CURSO 1 (ENG)

MAIS INFORMAÇÃO AQUI

Norma ISO 45001:2018

Norma ISO 45001:2018

Curso 2 (PT)

MAIS INFORMAÇÃO AQUI

Segurança Contra Incêndio

Segurança Contra Incêndio

Curso 3 (PT)

MAIS INFORMAÇÃO AQUI

Casos de Estudo

Casos de Estudo

Curso 4 (PT)

MAIS INFORMAÇÃO AQUI

mesa redonda

I&D em Segurança e Saúde Ocupacionais na Relação Universidade – Empresa

I&D em Segurança e Saúde Ocupacionais na Relação Universidade – Empresa

Participantes

– Professor Doutor António Cardoso (Vice-Reitor da Universidade do Porto)

– Professor Doutor Filipe Vaz (Pró-Reitor da Universidade do Minho)

– Dr. Carlos Pereira (Diretor de Serviços para a Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho, ACT)

– Eng. José Marçal (Brisa)

– Eng. Domingos Machado (Continental Mabor)

–  Professor Doutor Pedro Arezes (SPOSHO – Moderador)

ORADORES CONVIDADOS

Anders Kabel

Anders Kabel

Development of OSH – a common challenge for managers, workers and OSH-professionals

Anders Kabe é presidente da AM-PRO, a organização dinamarquesa para as associações e empresas de segurança e saúde do trabalho. É graduado pela Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes (Copenhaga, Dinamarca), Escola de Arquitetura, enquanto Mestre em Arquitetura, especializado em design do local de trabalho e em segurança e saúde ocupacional. Anders Kabe foi também professor de segurança e saúde ocupacionais nas Universidade de Roskilde e Universidade Técnica. Entre 1977 e 1999 foi Diretor do Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional na Associação de Gestores e Supervisores, onde desenvolveu o papel cooperativo entre gestores e supervisores, no âmbito da segurança e saúde ocupacional ao nível da empresa. No período de tempo de 1999 a 2008 foi diretor da Associação de Serviços de Prevenção (serviços de saúde ocupacional) na Dinamarca. Numa iniciativa da EU-OSHA, fez parte do grupo europeu que estabeleceu a European Network of Occupational Safety and Health Professionals (ENSHPO), da qual foi vice-presidente entre 2002 e 2008. Em 2008 tornou-se diretor do Serviço Preventivo da Indústria da Construção na Dinamarca (Bam-bus), criada e financiada pelos parceiros sociais da indústria da construção do país. Anders Kabe retirou-se parcialmente do ativo, no entanto é ainda Professor Auxiliar na Universidade de Aalborg, bem como Investigador Auxiliar na Team Worklife, uma empresa privada de investigação e desenvolvimento, onde trabalha em projetos relacionados com a sílica na indústria da demolição e na cooperação entre cordernadores de segurança e saúde e clientes, no processo construtivo. Em 2017 foi um dos fundadores da AM-PRO, da qual é agora presidente.

George Boustras

George Boustras

On the interface of safety and security

George Boustras é Professor de Avaliação de Riscos na Universidade Europeia de Chipre, Diretor da Escola de Administração de Empresas Ioannis Gregoriou e Diretor do Centre of Excellence in Risk and Decision Science (CERIDES). George Boustras possui doutoramento em Avaliação Probabilística de Risco da Universidade de Kingston (Inglaterra). Foi Investigador Honorário no Centre for Process Systems Engineering do Imperial College of London, cargo que também desempenhou no Fire Safety Engineering Group da Universidade de Greenwich. Foi membro do Comité Socio-Económico da Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) e membro do Comité Académico da Rede Europeia de Investigação em Proteção de Infraestruturas Críticas no Centro Comum de Investigação em Itália. Faz parte do Comité de Gestão do painel Sociedades Seguras – Proteção, Liberdade e Segurança da Europa e Seus Cidadãos do Horizonte 2020. Foi apontado pelo Conselho de Ministros da República de Chipre para liderar a Força Especial que supervisionou a re-engenharia dos Primeiros Socorros de estado. Foi contratado pelo Banco Mundial para a tarefa de modernização do Corpo de Bombeiros da Grécia. Foi nomeado para vice-presidente do Concelho Estratégico de Energia da República do Chipre pelo seu Presidente. Foi consultor de avaliação de riscos de munições não detonadas na exploração de gás do Ministério da Defesa da República de Chipre. É Editor-chefe da Safety Science (Elsevier) e membro do Comité Editorial da Fire Tecnhology (Springer), do International Journal of Emergency Management e do International Journal of Critical Infrastructure (ambos da Inderscience).

António Victor Carreira de Oliveira

António Victor Carreira de Oliveira

O Sistema da Indústria Responsável e os Desafios da Agenda 2030 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

António Victor Carreira de Oliveira é Licenciado em Engenharia Química, Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia, Doutorando em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável (Parte Escolar concluída) e Especialista em Engenharia de Segurança pelo Instituto Politécnico de Lisboa. É Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros (OE),Especialista em Engenharia de Segurança pela Ordem dos Engenheiros e Coordenador da respetiva Comissão da Especialização em Engenharia de Segurança e Embaixador da Aliança ODS Portugal (ODS 9-Indústria, Inovação e Infraestruturas). É Professor Adjunto Convidado do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e Chefe do Departamento de Políticas de Empresa da Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI), exercendo atividade nos domínios das politicas públicas dirigidas à atividade industrial, e outras com ela convergentes, nomeadamente, nos seguintes domínios: competitividade, ambiente, alterações climáticas, economia circular, responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, quer no contexto nacional, quer no contexto da UE, OCDE e outros fora internacionais.  É Membro da Direção da Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) e da Associação Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPSHO).

António Brandão Moniz

António Brandão Moniz

Occupation safety in automated environments: needs and consequences

Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, onde trabalha como Professor Catedrático desde 2001. Desde 2009 é coordenador do Programa Doutoral em Avaliação de Tecnologia (UNL). É ainda Investigador no Instituto de Avaliação de Tecnologia e Análise de Sistemas no Instituto de Tecnologia Karlsruhe desde 2011. António Brandão Moniz é Diretor do Observatório de Avaliação de Tecnologia do centro CICS.NOVA desde 2015. É sociólogo (doutoramento), estando estabelecido na Faculdade de Ciências e Tecnologia desde 1983. Em 1999 era Investigador Convidado na Universidade de Brown (Estados Unidos da América). De 2002 a 2004 esteve no Instituto Fraunhofer de Engenharia de Sistemas e Pesquisa de Inovação e entre 2007 e 2008 no Centro de Pesquisa Karlsruhe (Alemanha). Em 2017 esteve no Canadá, na Escola de Estudos do Trabalho da Universidade McMaster. Foi Presidente (eleito) do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas na Faculdade de Ciências e Tecnologia entre 2001 e 2007. É membro do Conselho Estratégico do centro de investigação CICS.NOVA desde 2016. Foi membro executivo do Comité de Pesquisa em Sociologia do Trabalho RC30 entre 1998 e 2002 e é, desde 2014, membro do Comité de Pesquisa em Sociologia da Ciência e Tecnologia RC23 da Associação Internacional de Sociologia (AIS). Publicou recentemente o livro Robótica e Trabalho: o Futuro Hoje (Lisboa, Glaciar, 251 páginas).

Leia Stirling

Leia Stirling

Quantifying the Qualitative: Defining Measures of Human Performance Using Wearable Sensors

Leia Stirling é Professora Assistente do C.S. Draper, no Departamento de Aeronáutica e Astronáutica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Faculdade Associada do Instituto de Engenharia e Ciência Médica e Co-Diretora do Laboratório de Sistemas Humanos. A sua pesquisa quantifica o desempenho humano e relação homem-máquina em configurações operacionais, através de avanços no uso de sensores vestíveis. Aplica essas medidas para avaliar o aumento do desempenho humano, para aprimorar os algoritmos de controlo do exoesqueleto, para mitigar o risco de lesões e fornecer feedback relevante aos especialistas no assunto em diversos domínios, incluindo aplicações clínicas, espaciais e militares. Atualmente, Stirling é membro do Comité ASTM F48 de Exoesqueletos e Exofatos, desenvolvendo padrões e diretrizes para avaliar esses sistemas com uma perspetiva de fatores humanos. A sua Licenciatura e o seu Mestrado em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica têm carimbo da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign e o seu Doutoramento em Engenharia Aeronáutica e Astronáutica do Instituto de Tecnologia de Massachussetts. De 2008 a 2009, foi investigadora pós-doc no Boston Children’s Hospital e Harvard Medical School. De 2009 a 2012, trabalhou na equipa de tecnologia avançada do Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering. Juntou-se ao corpo docente do MIT em 2013.

Nélson Costa

Nélson Costa

Workload Measures—Recent Trends in the Driving Context

Nélson Costa é Professor de Ergonomia e Fatores Humanos na Universidade do Minho (Portugal), desde 2009. Nélson é doutorado em Engenharia Industrial e Sistemas pela mesma Universidade. É também investigador no Centro de Investigação ALGORITMI, na linha de investigação “Engenharia e Gestão Industrial (IEM)”, nomeadamente no grupo “Ergonomia e Fatores Humanos”. No primeiro semestre de 2017, esteve como “Visiting Scholar” no MIT AgeLab, um laboratório de pesquisa multidisciplinar que trabalha com empresas, governo e ONG para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas e daqueles que cuidam delas. É coordenador / membro de diversos projetos de investigação nacionais e internacionais, financiados por fundos competitivos, nos domínios da Ergonomia, Segurança e Higiene ocupacional. Ultimamente, tem trabalhado em estreita colaboração com a indústria automóvel para entender melhor a interação Homem-Máquina no âmbito de veículos autónomos ou semiautónomos. Além da sua nomeação na Universidade do Minho, tem colaborado regularmente como Professor Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (Portugal).

COMISSÕES

Presidente
A. Sérgio Miguel, Universidade do Minho & FEUP
Secretário
Pedro Arezes, Universidade do Minho
Comissão Organizadora

Gonçalo Perestrelo, SPOSHO
J. Santos Baptista, FEUP
Mónica Barroso, University of Minho
Nélson Costa, University of Minho
Patrício Cordeiro, University of Minho
Paula Carneiro, University of Minho
Rui Melo, University of Lisbon

Comissão Científica Internacional
A. Sérgio Miguel | Universidade do Minho/FEUP, Portugal
Alberto Villarroya López | Hospital Lucus Augusti, Servizo Galego de Saúde, Spain
Alfredo Soeiro | Universidade Porto – FEUP, Portugal
Ana C. Meira Castro | ISEP, School of Engineering of Polytechnic of Porto (ISEP), Portugal
Ana Colim | University of Minho, Portugal
Ana Ferreira | Polytechnic Institute of Coimbra, Environmental Health, Portugal
Anabela Simões | Universidade Lusófona, Dep. de Aeronáutica e Transportes, Portugal
Angela C. Macedo | University Institute of Maia (ISMAI), Portugal
Angélica S. G. Acioly | Federal University of Paraiba, Brazil
Anil R Kumar | San Jose State University, USA
Anna S P Moraes | University of Minho, Portugal
Antonio J. Cubero Atienza | Cordoba University (Spain). Dept. of Rural Engineering, Spain
Antonio López Arquillos | University of Málaga, Spain
António Oliveira e Sousa | University of Algarve, Institute of Engineering (ISE), Portugal
António Pereira de Oliveria | APOPARTNER, Portugal
Beata Mrugalska | Poznan University of Technology, Fac. Engineering Management, Poland
Béda Barkokébas Junior | University of Pernambuco, Brazil
Bianca Vasconcelos | University of Pernambuco – UPE, Brazil
Camilo Valverde | Católica Porto Business School – Univ. Católica Portuguesa, Portugal
Carla Barros | Fernando Pessoa University, Portugal
Carla Viegas | ESTeSL-IPL, Portugal
Catarina Silva | Faculty of Human Kinetics, University of Lisbon, Portugal
Celeste Jacinto | Faculty of Science and Technology, NOVA University of Lisbon, Portugal
Celina Pinto Leão | School of Engineering of University of Minho, Portugal
Cezar Benoliel | Latin American Association of Safety at Work Engineering, Brazil
Cristina Madureira dos Reis | University of Trás-os-Montes and Alto Douro, Portugal
Delfina Gabriela G Ramos | Polytechnic Institute of Cávado and Ave, Technology School, Portugal
Denis A. Coelho | C-MAST, DEM – Universidade da Beira Interior, Covilhã, Portugal
Divo Quintela | ADAI – LAETA, University of Coimbra, Portugal
Duarte Nuno Vieira | Faculty of Medicine, University of Coimbra, Portugal
Eliane Maria Gorga Lago | University of Pernambuco, Brazil
Ema Sacadura Leite | CHLN Occupational Department, ENSP-New University of Lisbon, Portugal
Emília Duarte | IADE – Universidade Europeia, UNIDCOM, Portugal
Emilia R. Kohlman Rabbani | University of Pernambuco, Brazil
Enda Fallon | Industrial Engineering, National University of Ireland Galway, Ireland
Evaldo Valladão | Brazilian Academy of Work Safety Engineering, Brazil
Fernanda Rodrigues | Civil Engineering Department – University of Aveiro, Portugal
Fernando Gonçalves Amaral | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil
Filipa Carvalho | Laboratório de Ergonomia, FMH, CIAUD, Universidade de Lisboa, Portugal
Filomena Carnide | Faculty of Human Kinetics, University of Lisbon, Portugal
Florentino Serranheira | NOVA National School of Public Health, Portugal
Francisco Fraga López | Universidad de Santiago de Compostela, Spain
Francisco Rebelo | Universidade de Lisboa, FMH, Laboratório de Ergonomia, Portugal
Francisco Silva | Technological Centre for Ceramics and Glass (CTCV), Portugal
Guilherme Teodoro Buest Neto | ABENC – Brazilian Association of Civil Engineers, Brazil
Gustavo Adolfo Rosal López | PrevenControl, Spain
Hélio Cavalcanti Albuquerque Neto | Federal University of Piauí, Brazil
Hernâni Veloso Neto | RICOT, Institute of Sociology, University of Porto, Portugal
Ignacio Castellucci | CETyFH, Facultad de Medicina, Universidad de Valparaíso, Chile.
Ignacio Pavón | ETSI Industriales, Universidad Politécnica de Madrid. Spain
Isabel L. Nunes | Universidade NOVA Lisboa, Faculty of Science and Technology, Portugal
Isabel Loureiro | University of Minho, Portugal
Isabel S. Silva | chool of Psychology, University of Minho, Portugal
J Torres da Costa | MD PHD Faculdade Medicina University Porto, Portugal
J. Santos Baptista | Faculty of Engineering, University of Porto, Portugal
Jack Dennerlein | University of Harvard, USA
Javier Llaneza | Asociación Española de Ergonomía (Spanish Ergonomics Society), Spain
JC Guedes | Faculty of Engineering of University of Porto (FEUP), Portugal
Jesús A. Carrillo-Castrillo | Universidad de Sevilla, Spain
Joana Santos | School of Health, Polytechnic Institute of Porto, Portugal
João Areosa | CICS.NOVA; ESCE/IPS; RICOT, Portugal
João Ventura | IN+ (Center for Innov., Technology and Policy Research), IST, Portugal
Jorge Gaspar | ISEC Lisboa – Higher Institute of Education and Sciences, Portugal
Jorge Patrício | National Laboratory for Civil Engineering, Portugal
José Cardoso Teixeira | University of Minho, Portugal
José Carvalhais | Faculty of Human Kinetics, University of Lisbon, Portugal
José Keating | José Keating – School of Psychology, University of Minho, Portugal
José Miquel Cabeças | Faculty of Science and Technology, NOVA University of Lisbon, Portugal
José Pedro T Domingues | Department of Production and Systems, University of Minho, Portugal
Joseph Coughlin | Massachusetts Institute of Technology – AgeLab, USA
Juan Carlos Rubio-Romero | University of Málaga, Spain
Laura B. Martins | Federal University of Pernambuco, Brazil
Liliana Cunha | University of Porto, Portugal
Luis Antonio Franz | Federal University of Pelotas, Brazil
Luiz Silva | Federal University of Paraíba, CESET-LAT/DEP, Brazil
M.ª D. Martínez-Aires | Department of Building Construction, University of Granada, Spain
Mahmut Ekşioğlu | Boğaziçi University, Turkey
Mahrus K. Umami | University of Trunojoyo Madura – UTM, Indonesia
Manuela Vieira da Silva | School of Health, Polytechnic Institute of Porto, Portugal
Marcelo M. Soares | Hunan University, China
Marcelo Pereira da Silva | Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), Brazil
Maria Antónia Gonçalves | ISEP-School of Engineering, Polytechnic of Porto, Portugal
Maria José Marques Abreu | Department of Textile Engineering, University of Minho, Portugal
Maria Luísa Matos | Faculty of Engineering, University of Porto, Portugal
Marino Menozzi | Human Factors Engineering, ETH Zurich, Switzerland
Mário A P Vaz | FEUP – INEGI, Portugal
Marta Santos | University of Porto, Portugal
Martin Lavallière | UQAC, Department of health sciences, Canada
Martina Kelly | National University of Ireland, Galway, Ireland
Matilde Alexandra Rodrigues | Polytechnic Institute of Porto, School of Health, Portugal
Maurilia de Almeida Bastos | IFSC, Federal Institute of Santa Catarina, Brazil
Miguel Acevedo | Universidad Católica Silva Henríquez, Health Sciences Faculty, Chile
Miguel Corticeiro Neves – Portuguese Air Force and Coimbra Health School, Portugal
Miguel Tato Diogo | University of Porto, Faculty of Engineering (FEUP), Portugal
Mohammad Shahriari | University of Necmettin Erbakan, Konya Turkey
Mónica Dias Teixeira | REQUIMTE – ISEP, Portugal
Mónica Paz Barroso | Universidade Minho/SPOSHO, Portugal
Nélson Costa | University of Minho, Portugal
Nelson J. O. Rodrigues | University of Minho, Portugal
Olga Mayan | University Institute of Maia, Portugal
Paul Swuste | Safety Science and Security Group TUDelft, The Netherlands
Paula Carneiro | University of Minho, Portugal
Paulina Hernández A. | Unión Latinoamericana de Ergonomía, ULAERGO, Chile
Paulo A. A. Oliveira | School of Technology and Management – Polytechnic of Porto, Portugal
Paulo Flores | Department of Mechanical Engineering – University of Minho, Portugal
Paulo Noriega | Faculty of Human Kinetics, University of Lisbon, Portugal
Paulo Sampaio | University of Minho, Portugal
paulo victor rodrigues de carvalho | Instituto de Engenharia Nuclear, Brasil
Pedro Arezes | University of Minho, Portugal
Pedro Mondelo | UPC, Spain
Pedro NP Ferreira | Centre for Marine Technology and Ocean Engineering, IST-UL, Portugal
Pere Sanz-Gallen | Fac. Medicine and Health Sciences. University of Barcelona, Spain
Ravindra S. Goonetilleke | Hong Kong University of Science and Technology, China
Rui Azevedo | University Institute of Maia, Portugal
Rui B. Melo | Laboratório de Ergonomia, CIAUD, Universidade de Lisboa, Portugal
Rui Garganta | Oporto University. Faculty of Sport, Portugal
Salman Nazir | University of Southeast Norway
Sara Braganca | Solent University, United Kingdom
Sérgio Sousa | University of Minho, Portugal
Sílvia A Silva | ISCTE-IUL, IBS, BRU-IUL, Portugal
Susana Costa | University of Minho, Portugal
Susana Paixao | IPC, Coimbra Health School, Environmental Health Dep, Portugal
Susana Patrícia Bastos de Sousa | INEGI, Portugal
Susana Viegas | ESTeSL-IPL, Portugal
Szabó Gyula | Óbuda University, Budapest, Hungary
Tânia Miranda Lima | University of Beira Interior, Portugal
Tareq Z. Ahram | Institute for Advanced Systems Engineering, USA
Teerayut Sa-ngiamsak | Burapha University, Industrial Hygiene and Safety Department, Thailand
Teresa Patrone Cotrim | Laboratório de Ergonomia, FMH, CIAUD, Universidade de Lisboa, Portugal
Tomi Zlatar | University of Pernambuco – UPE, Brazil
Waldemar Karwowski | University of Central Florida, USA
Walter Franklin M. Correia | Federal University of Pernambuco – CAC, Design Dept., Brazil

SUBMISSÕES

Por favor, leia atentamente, todo o conteúdo desta secção antes de submeter o seu TRABALHO.

A submissão deve ser feita por via eletrónica, considerando os prazos apresentados em baixo.

Cada TRABALHO pode ser submetido para uma de duas publicações diferentes:

Capítulo de Livro

Occupational and Environmental Safety and Health (livro editado pela SPRINGER)

  • Capítulo de Livro (4-8 pág.) em inglês.
  • Indexação SCOPUS
  • Caso seja selecionado para apresentação oral, esta terá de ser feita em Inglês

Se aceite para publicação, a inclusão de cada Capítulo de Livro implica a inscrição no SHO2019 de, pelo menos, um dos autores e o pagamento de uma taxa de publicação por cada submissão aceite. Por cada trabalho submetido corresponderá a oferta de um exemplar do livro para o autor inscrito.

Artigo

SHO2019 Proceedings Book (livro editado pela SPOSHO com ISBN)

  • Artigo (4-6 pag.) em inglês ou português (Caso seja selecionado para apresentação oral, esta terá de ser feita na língua em que o artigo estiver escrito)
  • A submeter para indexação no ISI Proceedings

Cada inscrição dá direito à publicação de um 1 artigo. A submissão de mais do que 1 artigo implica o pagamento de uma taxa adicional por cada artigo extra até ao limite de 3 artigos por inscrição.

NOTAS IMPORTANTES

A inclusão dos Trabalhos aceites nas publicação do COLÓQUIO, pressupõe que os autores se comprometem a efetuar a respetiva apresentação . Caso o não façam, e não apresentem uma justificação clara para a sua ausência, ficarão impedidos de publicar nas edições seguintes do evento.

PARA VER A LISTA DE TEMAS RELEVANTES CLIQUE AQUI

Prazos de Submissão

CAPÍTULOS DE LIVRO  

Submissão até 11 novembro 2018, em inglês; NOVA DATA ATÉ 18 NOVEMBRO

• Envio da decisão preliminar até 09 dezembro 2018;

• Submissão de artigo revisto até 21 dezembro 2018;

• Envio da decisão final 08 janeiro 2019.

ARTIGOS 

Submissão até 13 janeiro 2019; NOVA DATA: ATÉ 20 DE JANEIRO

• Envio da decisão preliminar até 17 fevereiro 2019;

• Submissão de artigo revisto até 3 março 2019;

• Envio da decisão final até 17 março 2019.

APRESENTAÇÕES NO COLÓQUIO

As Apresentações no COLÓQUIO poderão ser orais ou em Poster, de acordo com decisão da Comissão Científica do Colóquio.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA APRESENTAÇÕES ORAIS

  • Cada apresentação terá, no máximo, 12 minutos de exposição;
  • Deve ser contabilizado, no máximo, um slide por minuto;
  • O orador deve dirigir-se à sala onde decorrerá a apresentação durante o intervalo anterior à sua sessão para entregar a sua apresentação ao Chairman da sessão.

INSTRUÇÕES GERAIS PARA POSTERS

  • Prepare, por favor, o seu poster, respeitando as dimensões do template (90 cm de largura x 70 cm de altura);
  • Recomenda-se que os posters sejam preparados de modo a serem impressos numa única folha;
  • Considerar a parte superior do poster para o título e autores, como indicado no resumo submetido;
  • Texto, ilustrações, etc., devem ser, suficientemente, destacados para serem lidos a partir de uma distância de 2 metros;
  • Os posters deverão ser impressos pelos autores e entregues no secretariado do Colóquio durante a manhã de 14 de Abril;
  • A montagem dos posters nos placards é da responsabilidade da organização.

Para a elaboração dos posters, deve ser usado o modelo disponibilizado AQUI.

CONVITE PARA PUBLICAÇÃO EM REVISTA

Após seleção prévia, alguns autores serão convidados a enviar uma versão alargada e revista dos seus artigos para publicação nas seguintes  revistas internacionais:

“International Journal of Occupational and Environmental Safety” (IJOOES) é uma revista interdisciplinar com revisão por pares, promovida pela Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais (SPOSHO) para publicação de investigação original.

APOIOS

Organização

logofinal

Co-Organizadores

apoio_coorganisers

Apoios Institucionais

           

Media Partners

           

Patrocinadores

           

REGISTO

O registo pode ser efetuado on line (apenas disponível em Inglês), o qual permite o pagamento, igualmente, on lineAQUI 

Para mais informações sobre inscrições ou casos especiais, contacte a Comissão Organizadora: sho2019@sposho.pt.

Taxas de Inscrição As taxas apresentadas (em euros) incluem 2 almoços (não contemplados nas inscrições como estudante), toda a documentação do congresso (incluindo o proceedings book) e coffee breaks. O livro de capítulos NÃO está incluído no preço de inscrição.

 

Até 20/Mar/2019 Depois de 20/Mar/2019
Membro SPOSHO* 120 € 150 €
Autor** 170 € 210 €
Outro 210 € 250 €
Estudante*** 75 € 100 €
Artigo adicional (>1 artigo) 30 € /Artigo  N.A.
Capítulo de livro **** 75 € /Capítulo N.A.

*Com as quotas em dia. Para mais informações, visite o site da SPOSHO

** Para a publicação dos artigos, pelo menos um dos autores deve estar registado. 

*** Para ser considerado estudante a tempo inteiro (alunos de mestrados e doutoramento não elegíveis), deve ter menos de 30 anos e apresentar uma declaração da Universidade. Este tipo de inscrição NÃO contempla almoços.

**** O pagamento da inclusão de um artigo  dá direito a 1 livro apenas para o autor que faz esse pagamento. Politica de cancelamento e reembolso Apenas serão reembolsados a 100%, pedidos de cancelamento da inscrição anteriores a 20 de Fevereiro de 2019. Para pedidos efetuados entre 20 de Fevereiro e 20  de Março será efetuado um reembolso de apenas 60% do valor pago. Depois de 20 de Março de 2019 não serão efetuados reembolsos. Seja associado da SPOSHO Visite www.sposho.pt  e obtenha um desconto na inscrição superior a 35% Secretariado oficial e alojamento

Abreu Events
A/C Maria João Coelho
Praça da Trindade, 142, 4º

4000-285 Porto | Portugal Telef.+351 222 043 571 e-mail: maria.j.coelho@abreu.pt

LOCAL

As sessões principais terão lugar no Auditório Nobre da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. As sessões paralelas terão lugar em salas próximas do auditório nobre e que serão divulgadas mais tarde.

Como chegar a Guimarães/Universidade do Minho? O aeroporto mais próximo é o aeroporto do Porto, “Aeroporto Francisco Sá Carneiro”. Poderá fazer a viagem desde o aeroporto até Guimarães usando um shuttle directo (para mais informações poderá visitar este link). Em alternativa, poderá apanhar um táxi (~50 km), ou uma opção mais barata será ir de metro, usando o “Metro do Porto” (www.metrodoporto.pt), indo desde o aeroporto até à estação de comboios de Campanhã. O comboio para Guimarães (ver horário) parte da estação de comboios de Campanhã. De carro e usando um sistema de navegação, a Universidade do Minho poderá ser identificada através da seguinte posição GPS: N 41º27’01.58’’ W 8º17’38.08’’

CONTACTOS

Comissão Organizadora

E-mail: sho2019@sposho.pt

Tel: +253 510 367 DPS, Universidade do Minho 4800-058 Guimarães PORTUGAL

Secretariado Oficial e Alojamento

Viagens Abreu, S.A. A/C Departamento de Congressos Avenida dos Aliados, 207 4000-067 Porto PORTUGAL

Tel: +351 222 043 570 fax: +351 222 043 693 e-mail: lurdes.catalino@abreu.pt

SPOSHO

URL: https://www.sposho.pt E-mail: sposho@sposho.pt

DPS, Universidade do Minho 4800-058 Guimarães PORTUGAL

SHO